Não é pelo fato de estarmos conduzindo um carro 4x4 que quer dizer que ele é indestrutivel, pelo contrario os cuidados com o seu off-road são imprescidíveis para mantê-lo resistente por um bom tempo. Um dos principais cuidados é com os "reapertos" pois asTrilhas e estradas de terra fazem o carro contorcer-se e trepidar, ao ponto de fazer com que as peças comecem a se soltar. Confira como fazer os reapertos:
Carroceria
Podemos dizer que o íten que mais sofrem com as trepidações e os "contorcionismos" do Jeep é a carroceria. Essa peça é presa ao chassis por nove pontos e entre as duas peças existem calços de borracha. Alguns mecânicos recomendam a troca dos calços originais do Jeep pelos construídos com borracha de pneu devido esses serem mais rigidos possibilitando assim apertos mais firmes. Além disso,segundo os mecânicos o desgaste e relaxamento dos calços originais é bem maior.
Suspensão
Deve-se apertar todos os grampos (parafusos em "U") que prendem os feixes de molas ao eixo não esquecendo dos grampos dos próprios feixes, que também devem ser verificados. Os jumelos (peça que prende o feixe ao chassis) também devem ser apertados. Quanto aos amortecedores, basta conferir o estado das buchas e, a cada 10 mil quilômetros, retirá-los para verificar se existe vazamento de óleo e avaliar sua "atuação".
Direção
Observe o sistema de setor e barras enquanto outra pessoa movimenta o volante pois so assim você poderar identificar onde esta o problema em caso de folga. Havendo folga nas barras, as soluções possíveis são apertar ou, se for o caso, trocar as ponteiras. É importante também verificar os três parafusos de fixação do setor ao chassis.
Rodas
Outro ponto onde é muito comum surgirem folgas e nas rodas dianteiras e para se verificar se a fogas é necessário levantar o carro e tentar movimentar as rodas como se fosse tira-las. Havendo folga, é necessário abrir a roda-livre, tirar a primeira porca e regular a segunda. Em seguida, a primeira porca deve ser recolocada e bem apertada.
Finalizando
Para finalizar o trabalho, não podemos esquecer de verifique as fixações do cano de descarga, os grampos dos cardans e a travessa da caixa, onde recomenda-se, inclusive, a colocação de porcas "Parlock" ou auto-travantes. Com relação deve-se verificar algumas peças, como o cabeçote, que em alguns casos requerem ajustes. O ideal, neste caso, é levar o carro a uma oficina, já que estes ajustes exigem uma pressão exata.
Tomando estes cuidados periodicamente você terá o seu "indestrutível" por muito mais tempo. É simples em, muitas vezes, pode até ser bem divertido!